sábado, 3 de março de 2012

gatos

gatinhos de papaia, laranja desidratada
e chocolate branco
O meu primeiro grande amor foi a cuddy, uma gata preta, com um miar fora do normal, muito meiguinha, que se sentava ao meu colo, em casa dos meus pais. Na infância tive muitos gatos mas eram tantos que é difícil recordar-me do nome de todos. Iam e vinham conforme lhes apetecia, numa total liberdade que só um grande quintal lhes podia proporcionar.
A cuddy acompanhou-me no regresso a casa dos meus pais, depois de uma longa viagem, para tentar perceber o que ia fazer a seguir. Recordo-me que essa foi uma das épocas em que mais me dediquei à cozinha. Quando os meus pais regressavam a casa, o pote dos biscoitos estava cheio, o pão estava prestes a sair do forno e planeava uma nova invenção para o jantar. Os serões, com uma mantinha nas pernas, eram passados com a cuddy. A ronronar, a dormir...
Durante muitos anos, pelas casas ou pela situação, não pude ter uma gata. Confidenciei ao F. que um dia gostava de ter uma gata preta porque, ao contrário das superstições, os gatos pretos sempre me tinham trazido sorte. Há cinco anos atrás, no meu aniversário, a campaínha tocou. Quando abri a porta lá estava ela, pequenina, toda preta, a olhar para mim, com um bilhetinho a dizer que queria ficar comigo. A haruki, como lhe chamei, tem sido uma companheira fabulosa e temos passado por muitos momentos juntas. Quando estou triste, devagarinho, ela vem ter comigo e aninha-se ao meu colo.
Há pessoas que não gostam de gatos. Se soubessem a tranquilidade e a paz que trazem, tinham mil!
Hoje tenho duas gatas: a haruki e a bruzzi, uma gatinha pequenina que se tornou companheira de brincadeiras e obriga a haruki a fazer exercício. Correm pelo corredor fora como se fossem cavalos selvagens!
Por isso, estas bolachinhas foram feitas a pensar em todos os amantes de gatos e todos os gatinhos com quem já tive a felicidade de me cruzar.
Bom fim de semana!

4 comentários:

  1. obrigado!! fico contente, porque sei que estou entre esta lista longa de amantes de gatos. O meu ultimo gato foi o Posca, que chegou ao piso de Aragón 342 em 2006; passado uns anos, estivemos de mudanças, e enviamos o Posca de hospede durante 8 meses no campo, na casa dos cunhados do Olot. Quando o fomos buscar, já não era o mesmo. Nunca mais se adaptou á vida na cidade. Tornou-se um experto em escaparse. E eu uma experta em colar cartazes e andar de rua em rua a preguntar se alguém tinha visto um gato grande e cinzento. A ultima vez que se foi não voltou... havia vezes em que pensava que era esta casa que tinha algum cheiro ou energia que não lhe gustava, ou simplesmemte havía um novo rei da casa, com fraldas e muito bagunceiro. A verdade, é que ele nunca gostou de viver aqui... lastima!
    Obrigado pelos bolinhos e por lembrar as saudades! beijinhos Do Moranguito.

    ResponderEliminar
  2. Minha moranguito querida,
    que bom ler as tuas palavras! Espero que o Posca tenha encontrado um sítio catita para ficar...A haruki, ao início, não gostava muito da bruzzi. Davam-se mal! Mas, aos poucos, a pequenita foi conquistando o coração da minha pretinha. Hoje, é um consolo, vê-las à lareira, a lavarem-se uma à outra!
    Beijinhos para os três da tua denti

    ResponderEliminar
  3. que lindo!!! adorei o texto, adoro gatos e tenho a certeza que vou adorar os biscoitos! tenho a certeza que a kitty - não sendo o protótipo da gata meiguinha - também tem um lugar no teu coração! quero provar os gatinhos. como faço para encomendar? um beijinho e parabéns pelo Farelo! estou a adorar!

    ResponderEliminar
  4. Lindona, muito obrigada! Lembro-me tão bem da kitty e claro que pensei também nela quando estava a fazer os biscoitos! Ela é uma das gatinhas que está no meu coração até porque, por exemplo, a haruki também não é exemplo de meiguice. ;)
    Manda-me uma mensagem no facebook a dizer quando queres e a tua morada!
    Um beijinho muito grande e muitas festinhas para a kitty

    ResponderEliminar