Um recanto de sabores doces salpicados com farinha, canela, açúcar e outras iguarias do nosso celeiro lusitano.
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
puzzles
Bolachinhas de mel e aveia |
Continuo a acreditar que o nosso caminho é feito de pequenas peças que formam a nossa vida. Por vezes, pensamos que achámos a peça certa para completar mais uma parte e depois de tanto tentar encaixar (por vezes com muita força), abandonamos a peça e vamos à procura de outra. A essas peças chamamos família, empregos, paixões, amizades, viagens, .... E depois, de um pequeno puzzle que se completa, começamos a construir outro e outro e outro.
Os amigos são o meu maior puzzle e o mais difícil de completar e encaixar. Fico horas a tentar perceber porque é que uma peça que encaixou durante tantos anos, inchou ou rasgou ou simplesmente por magia, deixou de encaixar...
Hoje fiz estes biscoitos de mel e aveia, em forma de puzzle, para partilhar convosco. Estão mesmo bons! E estão todos convidados para o chá!
sábado, 11 de fevereiro de 2012
os lanches de sábado
Ao fim de semana, a minha mãe fazia um bolo ou umas queijadas. Era tão bom! Em cima da mesa da sala, com um paninho por cima, escondiam-se as relíquias pelas quais esperávamos toda a semana.
Às vezes, depois de nadar, observo as mães nos balneários que dão o lanche às meninas muito pequeninas. Na maioria das vezes, são queques embalados ou bollycaos ou qualquer outra coisa com pepitas. Os doces são dados a todo o momento porque são fáceis de comprar, porque são capazes de afagar um choro, porque é rápido, porque sim...
Actualmente, já são poucas as famílias que têm um fim de semana completo ou que podem estar todos juntos. Mas o que quero dizer com isto tudo é que, aos sábados ou aos domingos à tarde, cozinhar pode ser uma maneira divertida de passar o tempo com as/os filhotas/es. E também uma maneira de fazer biscoitos para a semana ou só para o lanche, evitando recorrer às prateleiras do supermercado.
Ainda hoje regresso às torradas de pão caseiro, com azeite e açúcar que a minha avó fazia. Mas isso já é assunto para outras conversas.
Tchussss
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
carta a todos os corações do mundo
O Dom Farelo aceita encomendas especiais para o dia dos (e)namorados. Confeccionados com todo o amor do mundo, destinam-se a todos os que têm um coração. Os ingredientes variam mas têm a qualidade de mãos experientes. Aceitam-se encomendas a partir de agora para que na terça que aí vem os biscoitos cheguem ainda quentinhos às mãos de quem tem amor, de quem o procura desesperadamente e de quem simplesmente gosta de docinhos feitos em casa. O chocolate é branco e negro. Os morangos e as tangerinas deixam-se cristalizar com o tempo. E há ainda os corações de laranja, uma verdadeira especialidade. O Dom Farelo gosta muito de vocês. O convite é feito por uma loira e uma morena. Dá para resistir? Digam coisas bonitas através do endereço habitual.
domingo, 5 de fevereiro de 2012
farelos para farelitos
O Dom Farelo organiza workshops de biscoitos para crianças dos 3 aos 13 anos com o objectivo de incentivar os farelitos a cozinhar de forma divertida. Os mais novos são convidados a colocar as mãos na massa, a perceber os benefícios de uma alimentação saudável e, no final, levam os seus biscoitos para casa. A actividade tem um número limitado de participantes e as fotografias da sessão são enviadas posteriormente para casa como recordação de um momento inesquecível e delicioso.
Uma proposta lúdica diferente que está disponível sob marcação prévia e de acordo com disponibilidade para escolas e festas de aniversário.
Mais informações através do endereço domfarelo@gmail.com.
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
todos os dias são dia de são valentim...
<3.
Gosto de baralhar os dias.
Gosto de não saber que horas são.
Gosto de arcos e flechas.
Gosto de dormir até tarde.
Gosto de corações de chocolate, de massapão, de laranja...
Gosto de pequenos almoços na cama.
Gosto de fazer surpresas.
Gosto de transformar o banal no inesperado.
Gosto de dizer: gosto de ti.
Por isso, estes corações são para hoje.
Gosto de não saber que horas são.
Gosto de arcos e flechas.
Gosto de dormir até tarde.
Gosto de corações de chocolate, de massapão, de laranja...
Gosto de pequenos almoços na cama.
Gosto de fazer surpresas.
Gosto de transformar o banal no inesperado.
Gosto de dizer: gosto de ti.
Por isso, estes corações são para hoje.
Subscrever:
Mensagens (Atom)