sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

a cozinha e os amigos


Imaginamos sempre que vamos ter tempo para os nossos amigos e que eles também vão ter para nós. Mas, o tempo atropela-nos e as pequenas coisas do quotidiano acabam por interferir, obrigando-nos a adiar para amanhã, para daqui a uma semana, para daqui a um ano...

A cozinha é um dos poucos sítios que conheço onde, na ausência da intromissiva televisão, há espaço para Conversar. Preparamos refeições enquanto descrevemos o quanto o nosso chefe nos chateia, amassamos pão enquanto, com um sorriso, confessamos o quão apaixonados estamos, preparamos a mesa enquanto nos queixamos do país e ao mesmo tempo deixamos tudo para trás. Sentar à mesa e Conversar. Sem rádio, televisão, iphones e derivados.

Hoje, eu e a Ce, passámos o dia na cozinha. Eu com as mãos sempre cheias de farinha e ela, de máquina fotográfica sempre pronta a conservar o momento. Parti chocolate, morangos, amassei pão e fiz umas bolachas e uns biscoitos maravilhosos. Dei-lhe especiarias para sentir o cheiro de terras distantes, experimentámos outras e nunca deixámos de conversar. Os amigos que estão mais distantes, que trocam a sua maneira de estar por um aburguesamento que se mostra essencial para o seu círculo, que têm filhos, que partem em viagem sem deixar palavras para o regresso, que não conseguem resgatar sentimentos,... As gatas espreitaram-nos uma ou duas vezes, mas deixaram-nos sozinhas porque tínhamos muitas saudades uma da outra.

Para mim, a cozinha com amigos é a combinação perfeita. No ar, ficou um cheiro delicioso, e muito riso e sorrisos.

Deixo-vos as fotos das bolachas e biscoitos que faço e que, se quiserem, é só pedir aos farelos!

Tchussss

Cf

4 comentários: