sexta-feira, 27 de abril de 2012

mãe.

Coroas de Cranberries e Chila
A minha mãe é a melhor do mundo. É, porque é a minha. Olho para as flores que tenho na jarra, em cima da mesa e fecho os olhos por um segundo. Cheiram à Quinta Faísco, à terra cultivada, às árvores de fruto que começam a dar flor, aos morangos, a casa...

Quando andava na primária, eram os meus avós que me levavam para o campo, para poder sujar as mãos e os pés na terra. Hoje, sempre que regresso a casa dos meus pais, a minha mãe faz-me sempre uma visita guiada pelas suas pequenas maravilhas. A minha mãe não é agricultora, mas adora a liberdade que aquele pedaço de terra lhe dá. Enquanto tira as ervas daninhas, apanha espinafres ou planta um novo legume, o seu companheiro matateu, rebola-se pela terra, sobe às arvores, sem nunca a perder de vista. Adoro ver a tranquilidade e o sorriso, no rosto dela, enquanto me mostra tudo.

A minha mãe tem um coração tão grande, tão grande, tão grande, que ficaria rapidamente cansada se tivesse que escrever de acordo com a sua dimensão! E é nesse coração que eu e as minha manas estamos todos os dias porque, independemente da idade, a minha mãe não adormece sem saber se estamos todas bem!

Há mães por escolha, outras por dedicação, outras por afeto, outras porque sim. Conheci já muitas mães e todas são bastante diferentes e todas tão iguais! Há uma que gostava muito de ter conhecido por ter sido uma mãe tão carinhosa, capaz de levar um copo de leite à escola para o filhote beber no intervalo, mas, infelizmente, já não cheguei a tempo. Era a Mira.
Por isso, mãezinha, partilho estas bolachinhas contigo e com as outras mães que enchem o nosso coração todos os dias e mesmo não estando presentes, vão sempre ser recordadas. Obrigada por existirem: Maria Isabel, Maria Manuela, Mira, Sónia, Leonor, Isabel, Xana, Teresa, Viviana, Salete, Albertina, Maria dos Anjos,...

2 comentários:

  1. Mana...que bom é partilhar contigo e com a João a melhor Mãe do Mundo...
    Além do tamanho do coração da minha Zabelinha e do amor imenso que tem por cada uma ainda me deu as melhores Amigas e manas do Mundo!!
    Um grande beijinho maninha

    ResponderEliminar