segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

corações para todos.


No dia dos namorados o verbo que mais se utiliza é: dar. Não sou contra o verbo, mas confesso que não aprecio a utilização que dele se faz.

dar significa muito mais do que um simples acto. Sei que todos nós temos os nossos próprios dicionários, com definições apropriadas a cada momento da nossa vida, mas há verbos que deveriam ser universais, sem adendas, sem lugar para outras interpretações.

bolachas de morango e moscatel
dar significa ser humilde o suficiente para entregarmos ao outro uma pequena parte de nós. Embora haja sempre uma pequena parte de nós que permanece de uma forma egoísta, totalmente agarrada a nós, a outra devia estar disponível para ser lida, relida e apreciada.

dar significa ter tempo para pensar no outro. Dizem-me sempre que o tempo é curto e que os quiosques do metro, do autocarro, do aerorporto, ou um gigantesco shopping, são sítios maravilhosos para despachar um qualquer presente que evite uma má cara.

dar significa ouvir. Passamos o dia embrulhados em sons de telemóveis, telefones, buzinas, carros, elevadores, rádios, mp3, e o ouvido acostuma-se a ignorar ou a filtrar. Então, quando devíamos estar disponíveis para ouvir realmente os que mais gostamos, o ouvido, está, muitas vezes, desligado, selectivo ou a dormir.

bolachas de morango e moscatel
dar significa aceitar a diferença. A certeza de que estamos tão correctos torna-nos inflexíveis e, com os muitos argumentos que arrumamos diariamente na nossa mente, tentamos obrigar os outros a ser como nós.

A minha sugestão para o dia que se aproxima é dar! E enquanto estamos a dar tudo isto, sugiro que saboreiem estas deliciosas bolachas de morango e moscatel com a vossa cara metade!

corações para todos.

cf.